sexta-feira, 29 de junho de 2018

Acampamento Distrital da Juventude e Encontro dos Quadros de Honra, nos dias 29 e 30 de Junho e 1 de Julho em Vila Franca das Naves.

A Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda anunciou hoje que vai realizar, entre sexta-feira e domingo, o Acampamento Distrital da Juventude e o XV Encontro Distrital do Quadro de Honra, em Vila Franca das Naves, Trancoso.
Os eventos são promovidos pela Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda, conjuntamente com a Comissão Coordenadora da Juvebombeiro e com o apoio do Município de Trancoso.
Segundo a organização, o acampamento destina-se aos jovens bombeiros de todas as corporações do distrito da Guarda e pretende promover “uma cidadania ativa e participativa e fomentar o espírito de equipa”.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Solar da Cogula classificado como Monumento de Interesse Municipal

Amílcar José Nunes Salvador, Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, torna público que, ao abrigo da competência constante na alínea t), do n.º 1 do artigo 33.º, da Lei 75/2013, de 12 de setembro, no artigo 27.º e no n.º 2 do artigo 94.º, da Lei 107/2001, de 8 de Setembro, no artigo 57.º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de outubro e no artigo 56.º da Lei 75/2013, de 12 de setembro, por deliberação da Câmara Municipal de Trancoso, em reunião ordinária de 23 de maio de 2018, foi determinada a classificação como Monumento de Interesse Municipal do imóvel designado por "Solar da Cogula", sito em Cogula, descrito na Conservatória do Registo Predial de Trancoso sob o n.º 237 e inscrito na Matriz Predial da Freguesia de Cogula sob o artigo 218.º
Trata-se de um imóvel que no domínio histórico e arquitetónico representa um bem de valor cultural de significado predominante para o Município de Trancoso e que deve ser protegido e valorizado. A localização do bem imóvel consta da planta publicada em anexo. Para constar e produzir os efeitos jurídicos legais, se fez este edital, que vai ser afixado nos lugares públicos de estilo, no Diário da República e no site do Município: www.cm-trancoso.pt.
7 de junho de 2018. - O Presidente da Câmara Municipal, Amílcar José Nunes Salvador.



sábado, 23 de junho de 2018

Em Trancoso procediam ao desmantelamento das viaturas

A GNR anunciou esta quinta-feira que recuperou diverso material proveniente de veículos furtados no distrito de Bragança, encontrado numa oficina na zona de Trancoso, na Guarda, onde procediam ao desmantelamento das viaturas.  No âmbito desta operação, cuja investigação se iniciou no concelho de Miranda do Douro, foram detidos dois homens, de 24 e 46 anos, e uma mulher, com 42 anos, por suspeita de terem furtado uma dezena de veículos na zona de Bragança. Esses veículos terão sido, posteriormente, levados para Trancoso, a fim de serem desmantelados para retirar peças e acessórios.  Segundo a GNR "o trio furtava as viaturas, levava-as para o distrito da Guarda e aos fins-de-semana e feriados tratava de os desmontar, em alturas em que a oficina estava encerrada ao público".  Os militares realizaram uma busca à oficina, onde encontraram diversas peças de automóveis, como chassis, motores, tabliers, portas, centralinas e capôs, bem como ferramentas, telemóveis e uma mobília de quarto que ainda se encontrava dentro de uma carrinha que havia sido furtada.  Os três suspeitos foram constituídos arguidos, ficando sujeitos a termos de identidade e residência.

https://www.jn.pt/local/noticias/braganca/braganca/interior/tres-detidos-por-furto-e-desmantelamento-de-viaturas-em-braganca-9494669


quinta-feira, 21 de junho de 2018

Sistema de Videovigilância para incêndios florestais na CIMBSE

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) assinou na sua última reunião do Conselho Intermunicipal, realizada em 12 de junho, em Belmonte, um contrato para aquisição de um Sistema de Acompanhamento e Apoio Remoto à Decisão Operacional, no âmbito da prevenção e gestão de riscos de incêndio.
O sistema, que prevê um investimento global de 753.900 mil euros, contempla a instalação de 17 torres de videovigilância e de apoio à decisão, cobrindo a quase totalidade do território da CIMBSE, que estarão ligadas a dois Centros de Gestão e Controlo, um na Guarda e outro em Castelo Branco.
Com este investimento, que se insere no plano de desenvolvimento e coesão territorial, pretende a comunidade intermunicipal dotar os agentes de proteção civil, especialmente bombeiros e GNR, de mecanismos que possibilitem uma intervenção mais rápida na verificação de riscos de incêndio e um apoio à decisão mais eficiente no combate aos fogos.
Este projeto é apoiado por fundos da União Europeia através do Portugal 2020, no âmbito do POSEUR, com uma comparticipação de 85% de Fundo de Coesão.
https://cimbse.pt/comunicacao/sistema-de-videovigilancia-para-incendios-florestais/



Festa da História - Bodas Reais 2018.


sexta-feira, 15 de junho de 2018

"Carrinha era um caixão com rodas", diz procuradora sobre acidente que vitimou 12 emigrantes

Velocidade excessiva, veículo sobrelotado, condução perigosa, carga mal acondicionada. Foram estes os fatores que estiveram na origem do acidente que, a 24 de março de 2016, matou 12 emigrantes, perto de Moulins, França. Um serviço de transportes ilegal da responsabilidade de tio e sobrinho. "Aquela carrinha era um caixão com rodas", disse a procuradora, antes de o condutor, Ricardo Pinheiro, de 22 anos, ser condenado a três anos de prisão e Arménio Pinto, de 44, organizador da viagem, ser punido com quatro anos. Os juízes demoraram pouco mais de uma hora a deliberar. Nesse período, Ricardo Pinheiro chorou. Já o tio dirigiu-se a familiares das vítimas e pediu desculpas. Ricardo e Arménio, naturais da zona de Trancoso e emigrados na Suíça, respondiam por 12 crimes de homicídio por negligência, pelo acidente que teve como palco a RCEA, conhecida por ‘estrada da morte’. "Não me lembro da velocidade nem da ultrapassagem", disse esta quarta-feira Ricardo Pinheiro em tribunal. Avançou que fez a viagem entre a Suíça e Portugal umas 20 vezes porque precisava de dinheiro e era uma maneira de ajudar o tio. Arménio Pinto, por sua vez, disse em tribunal que se sente culpado por ter adicionado lugares na carrinha. Em vez dos seis lugares de origem, estava adaptada para o dobro. Arménio diz que iniciou o negócio de transporte em 2015 e que o número de clientes não parava de aumentar. Pensava em legalizar o serviço.

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carrinha-era-um-caixao-com-rodas-diz-procuradora-sobre-acidente-que-vitimou-12-emigrante


sexta-feira, 8 de junho de 2018

13 de julho, em Trancoso, “Ecos do Côa”

No âmbito do projeto "Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela", desenvolvido em parceria pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) e pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), está prestes a estrear o espetáculo de Dança “Ecos do Côa”.
“Ecos do Côa” é uma criação do DEMO – Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico, estando a co-produção a cargo da CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã.
Trata-se de um espetáculo de Dança que reflete um intenso trabalho de criação artística partilhado com participantes dos cinco municípios envolvidos nesta parceria – Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Mêda e Trancoso.

Um espetáculo de dança é o primeiro projeto da rede de produção cultural da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), com sede na Guarda, que visa diversificar a oferta cultural no território, foi hoje anunciado.  O projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela começa no sábado, com a apresentação, em Figueira de Castelo Rodrigo, do espetáculo de dança "Ecos do Côa", que inclui a participação de 38 elementos amadores.  Segundo a CIM-BSE, o projeto cultural, promovido em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira, que inclui as vertentes de dança, teatro e música, pretende "diversificar a oferta cultural das comunidades, bem como envolver as pessoas em novas experiências artísticas".  A iniciativa também visa constituir uma rede cultural entre os 15 municípios da CIM-BSE, vocacionada para a promoção cultural do território.  António Ruas, secretário executivo daquela entidade, citado numa nota hoje enviada à agência Lusa, refere que se trata de "uma iniciativa inédita no país, que reúne 15 municípios para fazer cultura".  "Espírito colaborativo é o que pretendemos com este projeto", sublinha o responsável, adiantando que, no âmbito da iniciativa, foram contratados especialistas nas diferentes áreas que estão a criar coproduções com a comunidade.  O primeiro espetáculo criado no âmbito do projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela é na área da dança e está marcado para as 22:00 de sábado, para o Largo Serpa Pinto, na vila de Figueira de Castelo Rodrigo.  A organização adianta que o recinto que vai acolher a produção "Ecos do Côa", já tem "170 metros quadrados de terra e as bancadas montadas".  "O sabor a terra, os brasões e as lendas dos municípios, bem como a natureza são algumas das inspirações do espetáculo que conta com a participação de 38 voluntários, amadores", adianta a nota.  "Ecos do Côa" é uma criação artística do DEMO - Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico, com coprodução da CARB - Cooperativa Artística da Raia Beirã, e reúne participantes dos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Trancoso e Mêda, todos do distrito da Guarda.  A CIM-BSE adianta que a produção será posteriormente apresentada em Pinhel (dia 30), em Almeida (02 de julho), na Mêda (08) e em Trancoso (13).  A residência artística que serviu de base à criação e produção do espetáculo comunitário decorreu na cidade de Pinhel, nas instalações da Academia de Música, durante o mês de maio.  O projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela tem a duração de três anos (2018 - 2020).  A CIM-BSE, com sede na Guarda, é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


quarta-feira, 6 de junho de 2018

16/6 Encontro Nacional de Dadores de Sangue em Trancoso

Vai ter lugar no sábado, dia 16 de junho,  em Trancoso, o Encontro Nacional de Dadores de Sangue, organizado pela Associação de Vila Franca das Naves, com o apoio do município de Trancoso.  De acordo com Nelson Costa, presidente da associação, esta é a primeira vez que esta iniciativa ocorre no distrito, como tal há muita expetativa em torno do evento.  Num dia repleto de atividades, de convívio e partilha de experiências, um dos principais objetivos é despertar a atenção de novos dadores. Como tal, Nelson Costa faz um apelo a todos os que se possam inscrever, e “ajudar numa causa tão nobre como esta”.  Por:RE

http://magazineserrano.pt/?p=2875







terça-feira, 5 de junho de 2018

Comemoração do Dia Mundial da Criança em Trancoso

A magia do Ruben Circus contagiou no dia 1 de junho centenas de crianças do concelho de Trancoso presentes no Pavilhão Multiusos da cidade. Esta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Trancoso, dirigiu-se aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e de educação pré-escolar do concelho, tendo como objetivo principal proporcionar uma tarde diferente e repleta de alegria a estas crianças.

https://www.cm-trancoso.pt/noticias/comemoracao-do-dia-mundial-da-crianca-em-trancoso/