quinta-feira, 27 de setembro de 2018

26/9/18 Incêndio em Valdujo, no concelho de Trancoso.

Duas pessoas ficaram esta quarta-feira feridas na sequência de um incêndio ocorrido num armazém agrícola na freguesia de Valdujo, no concelho de Trancoso, distrito da Guarda, disse fonte da proteção civil. pub   Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, no incêndio, cujo alerta foi dado pelas 10h20, ficaram feridas duas pessoas, tendo uma sofrido ferimentos graves e outra ferimentos considerados ligeiros. O segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Trancoso, João Paixão, disse à agência Lusa que o ferido grave é um homem com 58 anos e o ferido ligeiro um homem com cerca de 45 anos, que sofreram queimaduras quando tentaram apagar as chamas. Os feridos foram transportados pelos bombeiros para o serviço de urgências do Hospital Sousa Martins, na Guarda, disse o responsável. Fonte do CDOS da Guarda disse à Lusa que o incêndio destruiu por completo o armazém que tinha no seu interior fardos de palha e alfaias agrícolas. Os trabalhos de rescaldo vão "demorar muito tempo", porque os meios no local vão ter de "retirar os fardos de palha do interior do armazém", indicou. No local estão 27 homens e nove veículos dos bombeiros voluntários de Trancoso e de Mêda e da GNR.  


Ler mais em Correio da Manhã:
: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/dois-feridos-em-incendio-em-armazem-agricola-no-concelho-de-trancoso


terça-feira, 25 de setembro de 2018

Incêndios: Comunidade das Beiras e Serra da Estrela instala sistema de videovigilância

A CIMBSE refere em comunicado que "iniciou já a instalação das torres de vigilância integradas no projeto designado por SARADO (Sistema de Acompanhamento Remoto e Apoio à Decisão Operacional)".
"O projeto SARADO visa dotar a região de um sistema de deteção e auxílio no combate aos incêndios florestais, composto por 18 torres com câmaras [de vigilância] com alcance de mais de 30 quilómetros, que cobrirão a quase totalidade do território da comunidade intermunicipal", lê-se na nota.
Em junho, a CIM-BSE, que tem sede na cidade da Guarda, anunciou que tinha decido investir 753.900 euros na aquisição de um sistema de videovigilância para incêndios florestais, que cobrirá a "quase totalidade" do seu território.
O SARADO, adquirido no âmbito da prevenção e gestão de riscos de incêndio, contempla a instalação de torres de videovigilância e de apoio à decisão, "que estarão ligadas a dois Centros de Gestão e Controlo, um na Guarda e outro em Castelo Branco", indicou a fonte.
Com o sistema, aquela entidade pretende "dotar os agentes de proteção civil, especialmente bombeiros e GNR, de mecanismos que possibilitem uma intervenção mais rápida na verificação de riscos de incêndio e um apoio à decisão mais eficiente no combate aos fogos" rurais.
O projeto é apoiado por fundos da União Europeia através do Portugal 2020, no âmbito do POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com uma comparticipação de 85% do Fundo de Coesão.
A CIM-BSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/incendios-comunidade-das-beiras-e-serra-da-estrela-instala-sistema-de-videovigilancia

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

TRANCOSO. Pulgas invadem armazéns do município

Os armazéns do município de Trancoso terão sido invadi-dos por uma praga de pulgas, uma situação que foi denun-ciada pelos funcionários ao STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administra-ção Local e Regional. Segundo o presidente da concelhia local do PSD, João Carvalhos, só depois desta denúncia e posterior comuni- cação à delgada de Saúde «foi feita uma intervenção», acres-centando que o problema já se arrastava «há mais de quinze dias». Uma acusação rejeitada pelo município que a O INTE- RIOR esclareceu que «alguns trabalhadores queixaram-se de, esporadicamente, terem visto uma pulga» tendo a au-tarquia falado com o veteriná-rio municipal, disse o vice-pre-sidente da Câmara. Entretanto, no passado sábado e na terça- feira esteve no local «uma equipa espacializada, que fez uma desinfestação com um produto não nocivo nos três armazéns», adiantou Eduardo Pinto. O autarca garante ainda que «nunca esteve em causa a saúde pública», pelo que «não há razões para alarme», acrescentando que «não há evidências no local onde possa estar o foco e não sabemos se é uma praga». Segundo Eduardo Pinto, o «foco» deverá estar no exterior dos armazéns, onde houve «algumas pessoas que se queixaram», tendo sido feita também no exterior «uma ação preventiva para controlar essa eventual praga». O eleito socialista assegu- rou igualmente que «todas as medidas foram tomas com o médico veterinário e houve já duas intervenções do médico do trabalho». Versão diferente é testemunda por João Carvalho, que diz saber que «alguns fun -cionários e também familiares foram vítimas e tiveram de se deslocar ao centro de saúde». O social-democrata lamenta que neste caso «não tenha sido acutelada a saúde pública».

Fonte: Edição de 20-09-2018 do jornal o interior.





Programa do "Vou-me à feira de Trancoso" (12 em Rede - Aldeias em Festa), 5 a 7 de Outubro



domingo, 16 de setembro de 2018

20/9 Sessão de demonstração em olival em Trancoso

No âmbito do projeto "Promoção e Valorização de Azeites de Montanha", irá decorrer no dia 20 de setembro, em Freches, Trancoso, a VI Sessão de Demonstração em Olival.
O evento começa às 14h30.
Esta sessão de campo, com componente teórico-prática, será dedicada à Protecção Fitossanitária do Olival - Estimativa de Risco de Outono e às Boas Práticas de Colheita.
À semelhança das cinco sessões de demonstração em olival anteriores, esta sessão é organizada pela AAPIM e a inscrição neste evento é gratuita mas obrigatória, podendo ser efetuada através do endereço:https://goo.gl/forms/jMw9OxKrpOtLOSap1 ou do número de telefone: 271 223 964, até 18 de setembro.


http://www.agrotec.pt/noticias/sessao-de-demonstracao-em-olival-em-trancoso/



sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Aldeia de Trancoso acolhe evento cultural que junta artistas nacionais e estrangeiros

 A aldeia de Feital, em Trancoso, vai receber nos dias 15 e 16 um evento cultural denominado "Festas Solares - Movimento das Pedras", que reúne dez artistas nacionais e estrangeiros, foi hoje anunciado.  O projeto de investigação e criação artística "Festas Solares - Movimento das Pedras" convoca as áreas artísticas das Artes Plásticas, Desenho, Escultura e Arquitetura, juntamente com as áreas científicas da Arqueologia, Antropologia, Geografia, Geologia e Astronomia.  "Os territórios das Serras do Feital, Vilares e Broca [no concelho de Trancoso] albergam uma presença vasta e múltipla da expressão da construção em técnica da pedra seca que pretendemos integrar nos processos de investigação e criação artística relativos ao desenho, à escultura, à produção de espaço e à paisagem", explica a Associação Luzlinar, promotora da iniciativa, em nota hoje enviada à agência Lusa.  A fonte adianta que a técnica da pedra seca "é um modo de edificação que consiste exclusivamente no manuseamento de pedras sem recurso a qualquer outro processo construtivo, representando uma cultura secular que se encontra intrinsecamente ligada à experiência do território e da vivência da população".  No projeto que vai decorrer nos dias 15 e 16, na denominada Aldeia Artística do Feital, participam dez artistas nacionais e estrangeiros.  Segundo a organização, estarão presentes Ana Sofia Sá, Ana H. del Amo (Espanha), Brigite Oleiro, Carl Vetter (Alemanha), Carlos Rodrigues, Elin SkramIngvaldsen (Noruega), Ivo Andrade, Lilja Sighvatsdottir (Noruega), Marta Ferreiro e Raquel Diaz (Espanha).  O programa da iniciativa começa pelas 16:30 de dia 15, na Casa do Povo, com a apresentação do projeto de investigação e criação artística "Movimento das Pedras", seguindo-se, às 18:00, no Lugar Sagrado - Eira do Outeiro, a inauguração da exposição de Raquel Diaz e a apresentação de uma escultura pública de Marta Ferreiro.  A noite será preenchida com "Observatórios" pelo artista plástico Carl Vetter, um passeio noturno ao Jardim das Pedras e uma observação dos astros, pelo professor João Paulo Fidalgo.  Para dia 16, às 09:00, está agendada a realização da Rota Jardim das Pedras - Rotas dos Abrigos, um almoço e, pelas 16:00, no adro da igreja, a apresentação de "O caminho antigo entre Feital e Vila Franca das Naves", por Brigite Oleiro.  O evento "Festas Solares - Movimento das Pedras" é organizado pela Associação Luzlinar, que tem sede na aldeia de Feital, concelho de Trancoso, distrito da Guarda, no âmbito do Projeto Pontes.

https://www.ojogo.pt/extra/lusa/interior/aldeia-de-trancoso-acolhe-evento-cultural-que-junta-artistas-nacionais-e-estrangeiros-9799383.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+OJ-Ultimas+%28OJ+-+Ultimas%29


terça-feira, 4 de setembro de 2018

Homem surpreendido pela GNR enquanto ameaça família de morte

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Trancoso, deteve esta quinta-feira um homem de 58 anos por violência doméstica, no Concelho de Trancoso, faz saber a GNR em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.    A detenção ocorreu no âmbito de uma denúncia por violência doméstica, que envolveu um episódio de agressões físicas e verbais do suspeito sobre a sua esposa, de 40 anos, e dois menores.  De imediato foram encaminhadas patrulhas para o local, tendo os militares surpreendido o suspeito enquanto este "ameaçava a família de morte", relata a GNR.  O detido, com antecedentes criminais pelo mesmo ilícito, foi presente, esta sexta-feira, no Tribunal Judicial da Guarda, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1074022/homem-surpreendido-pela-gnr-enquanto-ameaca-familia-morte


segunda-feira, 3 de setembro de 2018

30/8 Trancoso: Pesado incendeia-se no IP2 e condiciona trânsito

 30 Agosto, 2018.
Um pesado de transporte de areia incendiou-se esta tarde no IP2, no concelho de Trancoso, sem provocar feridos.  Segundo fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) da Guarda, pelas 15h00 as chamas já estavam extintas, mas o trânsito ainda circulava de forma condicionada, estando apenas a faixa Sul/Norte (no sentido Guarda-Bragança) aberta à circulação.  Para o local foram mobilizados mais de 30 operacionais, das corporações de Trancoso e da Mêda.  O alerta para o incidente foi dado às 14h28.

http://www.radioboanova.pt/trancoso-pesado-incendeia-se-no-ip2-e-condiciona-transito/