sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Entrevista à Nélson Costa da Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves

Cara a Cara - Nélson Costa 
«Dar sangue significa vida»

P- O que significam estes 10 anos de existência da Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves?
R- Os dez anos de existência significam muito sacrifício, dedicação e algumas dificuldades que não impediram que algum trabalho fosse por nós desenvolvido. E tudo vamos fazer para engrandecer a nossa associação. Hoje, ela está nas dez primeiras a nível nacional e na zona Centro está em quinto lugar.
P- Qual a média de dadores de sangue que a associação tem?
R- A média é de 1.900, oriundos de vários concelhos do distrito da Guarda (Trancoso, Figueira Castelo Rodrigo, Almeida, Vila Nova de Foz Côa, Mêda Celorico da Beira e Fornos de Algodres), e quatro do distrito de Viseu (Sernancelhe, Penedono, Vila Nova de Paiva e Castro Daire).
P- Qual tem sido o trabalho desenvolvido até aqui?
R- O trabalho desenvolvido tem a ver com a aposta em ações de formação e sensibilização nas escolas, porque é lá que estão os potenciais dadores no futuro. Notamos que os jovens têm aderido às ações de formação quando fazem 18 anos e querem dar sangue. É uma aposta que nos dá garantias para termos no futuro dadores de sangue, para que não andemos a importar sangue. Portugal tem de ser autossuficiente em sangue.
P- Qual seria a melhor prenda de aniversário que poderiam receber?
R- A melhor prenda foi o a presença do presidente da FAS -Portugal, Joaquim Silva, no nosso aniversário, tendo anunciado que o convívio Nacional e Internacional das Associações, a realizar no dia 16 de junho de 2018, teria lugar em Trancoso. A segunda prenda foi uma viatura para a associação, comparticipada pela Câmara Municipal de Trancoso. Antes, era o meu carro particular que andava ao serviço da associação,
P- Ainda existe alguma resistência por parte das pessoas para se tornarem dadores de sangue? Se sim, como tentam combater isso?
R- As pessoas no geral estão aderir normalmente para se tornarem dadores de sangue.
P- O que significa para si dar sangue?
R- Dar sangue significa vida e isso está presente no ato de dar o precioso líquido aos que o necessitam de forma altruísta, anónima sem esperar receber nada em troca. Isto porque a vida é um bem sublime e defendê-la é obrigação de todos nós.
P- Quem estiver interessado, como pode dar sangue através da Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves?
R- Os interessados só têm que entrar em contacto connosco através do 965 321 765 e passamos todas as informações sobre o ponto de recolha mais próximo da sua residência.
Perfil:
Presidente da direção da Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves (Trancoso)
Idade: 58 anos
Profissão: Técnico de farmácia
Naturalidade: Castro Daire

http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idedicao=937&idseccao=13656&id=56593&action=noticia


Sem comentários:

Enviar um comentário