terça-feira, 31 de outubro de 2017

Viseu abastecida tambem com água de Trancoso

30.10.2017 11:24 por Lusa
A seca severa levou a esta operação, que pode durar todo o mês de Novembro.   

Quatro concelhos de Viseu estão a ser abastecidos de água, a partir desta terça-feira, a partir de camiões-cisterna. A seca levou a esta operação que, segundo a rádio TSF, pode durar todo o mês de Novembro.  Ao todo, serão usados 27 camiões-cisterna para abastecer a cidade, com mais de 100 cargas de água por dia, conta a TSF. Os veículos "vêm desde Tondela até Trancoso, pontos onde vamos fazer esse abastecimento", contou o autarca de Viseu, Almeida Henriques, à TSF. Os concelhos de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo também serão abrangidos.  "Se tivermos de recorrer a este sistema durante um mês, estamos a falar de cerca de meio milhão de euros", estimou o presidente da Câmara Municipal de Viseu à rádio. A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca reúne hoje no Ministério da Agricultura.

http://www.sabado.pt/portugal/detalhe/viseu-abastecida-com-agua-por-camioes-cisterna


GNR de Trancoso identificou homem por crime de fogo florestal

31-10-2017 12:20 
GNR identificou homem em Trancoso por crime de fogo florestal
Um homem de 43 anos foi identificado pela GNR em Trancoso, na segunda-feira, por crime de incêndio florestal originado pela utilização de uma alfaia agrícola, anunciou hoje o Comando Territorial da GNR da Guarda. «O indivíduo integrava uma equipa de quatro elementos que efetuavam uma limpeza florestal e declarou que se encontrava a trabalhar com uma motorroçadora. O disco da máquina ao embater numa pedra provocou o incêndio e, apesar de ter tentado apagá-lo de imediato, não foi bem sucedido», explica a GNR em comunicado. A nota adianta que o incêndio destruiu cerca de um hectare de área e foi combatido por elementos dos Bombeiros de Voluntários de Vila Franca das Naves.

http://www.ointerior.pt/breakingnews/news.asp?Id=11924




4 e 5 de Novembro em Trancoso, Festival EXPLORER 3.0, Explorer Diaries – Talks

4 e 5 de Novembro | Aldeia Histórica de Trancoso
A segunda ação do Festival EXPLORER 3.0, Explorer Diaries – Talks, decorre nos dias 4 e 5 de Novembro na Aldeia Histórica de Trancoso, onde vamos explorar as viagens e experiências de vida enraizadas nas memórias e tradições. Como convidados temos os autores Susana Ribeiro do Blog Viaje Comigo e Hugo Vau “Big Wave Surfer”, no sábado, 4 de Novembro, às 15h30 no Auditório do Multiusos de Trancoso.
Ao longo de dois dias de uma exploração imagética, acontecem ainda o Cinemercado, sessões de Cinema, visitas, animação musical e a apresentação do projeto "Eu sou de cá" através de 6 vídeos com o mote Aldeias Históricas de Portugal, produzido e realizado por Vasco Mendes.

https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/photos/a.141290762628580.31548.140819582675698/1468101046614205/?type=3


sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Entrevista à Nélson Costa da Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves

Cara a Cara - Nélson Costa 
«Dar sangue significa vida»

P- O que significam estes 10 anos de existência da Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves?
R- Os dez anos de existência significam muito sacrifício, dedicação e algumas dificuldades que não impediram que algum trabalho fosse por nós desenvolvido. E tudo vamos fazer para engrandecer a nossa associação. Hoje, ela está nas dez primeiras a nível nacional e na zona Centro está em quinto lugar.
P- Qual a média de dadores de sangue que a associação tem?
R- A média é de 1.900, oriundos de vários concelhos do distrito da Guarda (Trancoso, Figueira Castelo Rodrigo, Almeida, Vila Nova de Foz Côa, Mêda Celorico da Beira e Fornos de Algodres), e quatro do distrito de Viseu (Sernancelhe, Penedono, Vila Nova de Paiva e Castro Daire).
P- Qual tem sido o trabalho desenvolvido até aqui?
R- O trabalho desenvolvido tem a ver com a aposta em ações de formação e sensibilização nas escolas, porque é lá que estão os potenciais dadores no futuro. Notamos que os jovens têm aderido às ações de formação quando fazem 18 anos e querem dar sangue. É uma aposta que nos dá garantias para termos no futuro dadores de sangue, para que não andemos a importar sangue. Portugal tem de ser autossuficiente em sangue.
P- Qual seria a melhor prenda de aniversário que poderiam receber?
R- A melhor prenda foi o a presença do presidente da FAS -Portugal, Joaquim Silva, no nosso aniversário, tendo anunciado que o convívio Nacional e Internacional das Associações, a realizar no dia 16 de junho de 2018, teria lugar em Trancoso. A segunda prenda foi uma viatura para a associação, comparticipada pela Câmara Municipal de Trancoso. Antes, era o meu carro particular que andava ao serviço da associação,
P- Ainda existe alguma resistência por parte das pessoas para se tornarem dadores de sangue? Se sim, como tentam combater isso?
R- As pessoas no geral estão aderir normalmente para se tornarem dadores de sangue.
P- O que significa para si dar sangue?
R- Dar sangue significa vida e isso está presente no ato de dar o precioso líquido aos que o necessitam de forma altruísta, anónima sem esperar receber nada em troca. Isto porque a vida é um bem sublime e defendê-la é obrigação de todos nós.
P- Quem estiver interessado, como pode dar sangue através da Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves?
R- Os interessados só têm que entrar em contacto connosco através do 965 321 765 e passamos todas as informações sobre o ponto de recolha mais próximo da sua residência.
Perfil:
Presidente da direção da Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves (Trancoso)
Idade: 58 anos
Profissão: Técnico de farmácia
Naturalidade: Castro Daire

http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idedicao=937&idseccao=13656&id=56593&action=noticia


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Em Palhais, Trancoso. Empreiteiro sofre agressão brutal à marretada

Um homem de 33 anos foi espancado com uma marreta à frente de três filhas menores por um vizinho, em Palhais, Trancoso. Sofreu graves lesões na face e olhos. As agressões aconteceram na madrugada de sexta-feira e terão sido provocadas por desentendimentos relacionados com o furto de flores e estragos em canteiros. "Suspeitava que era ele que danificava as flores. Fiz uma espera e apanhei-o em flagrante. Ele não deu hipótese: virei-me e deu-me logo uma marretada e caí ao chão. Depois deu-me quantas quis", descreveu ontem ao CM a vítima, Filipe Santos, empreiteiro de construção civil. As três filhas de Filipe, de 3, 6 e 12 anos assistiram a tudo e foi a mais velha quem ligou para o 112 a pedir socorro. Alguns populares viram a vítima prostrada no chão "e não prestaram socorro". "Entre eles estava o Arménio, o dono da carrinha onde morreram os 12 portugueses em França. Naquela altura ajudámo-lo mas agora ele não fez nada", desabafou Sónia Santos, mulher da vítima, que pede justiça: "Ele queria matar o meu marido. Tem que pagar pelo que fez e ser preso", adiantou. Quem também assistiu às agressões foi Amália Coelho, cunhada do suspeito, mas a viver na casa da vítima. "Pensei que ele ia matar o Filipe. As três meninas ficaram em pânico", descreve a idosa. O alegado agressor disse ao CM "que apenas se defendeu" e que as lesões sofridas pela vítima aconteceram "quando ele caiu nos paralelos". Foi feita queixa na GNR e o caso seguiu para o Ministério Público.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/atacado-a-traicao-a-frente-das-filhas


terça-feira, 24 de outubro de 2017

Projeto «VISÕES PARA A IGUALDADE»

DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE - 24 de Outubro 2017
A Câmara Municipal de Trancoso tem dado resposta ao compromisso coletivo com a Igualdade. Nesse sentido desenvolve anualmente atividades que promovem a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação no concelho de Trancoso.
No âmbito do programa de Férias de Verão 2017, as crianças e jovens do 1º ao 6º anos participaram numa atividade que resultou nos slogans que eles e elas criaram.
A iniciativa trabalhou de forma lúdica as crenças e convicções sobre a Igualdade de Género e, no contexto da partilha das vivências de cada um, estimulou uma consciência maior sobre a IGUALDADE.
Hoje, DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE, inicia o Projeto «VISÕES PARA A IGUALDADE», que pretende reunir novos(as) olhares\visões sobre a multiculturalidade existente em Trancoso.

http://www.cm-trancoso.pt/noticias/dia-municipal-igualdade-24-outubro-2017/


Programa da Feira da Castanha e Paladares de Outono, de 3 e 5 de novembro 2017

Conheça o programa completo da 5ª edição da Feira da Castanha e Paladares de Outono, que se realiza este ano entre os dias 3 e 5 de novembro, no pavilhão multiusos em Trancoso.

https://www.facebook.com/cmtrancoso.pt/posts/808501115996833


segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Luzlinar no Centro Cultural e Hotel Turismo de Trancoso


Jornal Terras da Beira. Edição de 19 de Outubro de 2017

O Centro Cultural e o Hotel Turismo de Trancoso têm patente ao público três exposições promovidas pela Associação Luzlinar, com sede no Feital, aldeia daquele concelho, respectivamente “Bolsa da Cidade de Hamburgo | Cenas da Aldeia de Maria Lino”, e “Abrigo - Habitar o espaço Mínimo” e “Campus/Creatour”. A primeira, a visitar até dia 29 do corrente no Centro Cultural de Trancoso, é uma exposição de trabalhos realizados por Maria Lino. «Depois de uma viagem de três dias, de pernas e pés inchados, Maria chega ao Feital para uma residência de dois meses na aldeia onde nasceu. Vir ao Feital e trazer lápis e papel para as pessoas que pediam para desenhar com ela era já um ritual que todos esperavam. Estes momentos que apresenta como Cenas de Aldeia foram a proposta da Maria para a Bolsa de cidade de Hamburgo» explica a associação em nota à imprensa. É composta por seis telas pintadas entre o Feital e Hamburgo, trabalhos feitos nos anos 80, onde as cenas são «reconhecidas pelo público de forma individual sendo também momentos que muitos têm na sua memória». No Hotel Turismo podem ser visitadas até 28 do corrente as exposições Abrigo - Habitar o espaço Mínimo” e “Campus/ Creatour”. «Na procura de um espaço de reflexão, contemplação e principalmente de simbiose com a natureza, para implantação na Serra do Feital, nasce (...) “Abrigo - Habitar o Espaço Mínimo”», que consiste no projecto de «um espaço de habitação mínima assente em quatro conceitos base: flexibilidade,  sustentabilidade, forma e mobilidade». O desafio foi lançado pela Luzlinar à Faculdade de Belas Artes de Lisboa e teve como pretensão «incentivar o desenvolvimento de propostas inovadoras com aposta numa estratégia contemporânea e vanguardista de implantação de vários abrigos num entorno natural protegido, com abordagens de promoção de uma relação sinergética entre o contexto e o elemento a implantar». Assim como «apelar à criação de elementos que promovam uma compreensão e assimilação da natureza de uma forma mais profunda, inspirando o abrigo, a sensibilidade, consciência, entusiasmo e compromisso com a paisagem em redor».  O Campus Jardim das Pedras inaugura com “Campus/Creatour” «um laboratório multidisciplinar de reflexão teórico-prática que integra, transversalmente, experiências e conhecimentos em diversas áreas do saber. Dentro dos mais diversos modelos de encontro acolhe gente, massa crítica, interessada em pensar e em fazer». «A apropriação deste espaço como lugar e os trabalhos aí desenvolvidos serão delineados em programas de actividades que envolverão alunos nos mais diversos graus de aprendizagem - do ensino básico ao superior – e artistas plásticos portugueses e estrangeiros em parcerias com as diversas instituições e entidades envolvidas», explica a Luzlinar.

http://terrasdabeira.gmpress.pt/


sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Amílcar Salvador promete «novo ciclo» em Trancoso

O Interior. Edição de 19-10-2017

Amílcar Salvador (PS) foi o primeiro autarca da região a ser empossado após as eleições de 1 de outubro, numa cerimónia realizada na noite de sexta-feira.
A tomada de posse para um segundo mandato do presidente da Câmara de Trancoso teve lugar no Convento de S. Francisco, onde reuniu a Assembleia Municipal. Eleito com 56,2 por cento e 3.451 votos, Amílcar Salvador vai governar com maioria tendo a seu lado Eduardo Pinto e Ana Luísa Couto (PS). Pelo PSD, que obteve 1.915 votos e 31,1 por cento dos sufrágios, assumiram funções no executivo João Rodrigues e Rogério Tenreiro. O executivo camarário perdeu dois vereadores relativamente ao mandato anterior devido a diminuição do número de eleitores. No seu discurso, Amílcar Salvador começou por lembrar a «expressiva vitória» do PS nas últimas autárquicas, tendo aumentado «significativamente» a votação e vencido em 26 das 29 freguesias do concelho. «Mas todos os trancosenses estão aqui [no executivo] representados», declarou o edil.
Na sua opinião, esta votação «legitimou as contas certas, o realismo, a proximidade, a transparência, a ação e uma forma diferente de fazer política».
Amílcar Salvador afirmou que o novo mandato será dedicado a «investir na qualidade de vida e no bem-estar dos trancosenses», mas avisou que a ação do executivo será «difícil» devido a «avultados compromissos financeiros» decorrentes da parceria público-privada herdada do antecessor Júlio Sarmento e de ações judiciais entretanto intentadas contra a Câmara. Contudo, garantiu que a autarquia «não vai desperdiçar» o próximo mandato e implementará políticas e projetos que «apostam nas pessoas, nas empresas e no território». O presidente reeleito sublinhou mesmo que, «depois de sanear as contas, há uma base para iniciar um novo ciclo de apostar na economia e no empreendedorismo, na qualidade de vida dos trancosenses, no apoio ao comércio e à agricultura».
Amílcar Salvador lembrou que a zona industrial vai ser ampliada com mais 15 lotes e anunciou que vai requalificar a zona industrial de Vila Franca das Naves. Já na área do património comprometeu-se a avançar com a remodelação do Palácio Ducal, dos Paços do Concelho e do antigo quartel dos bombeiros. O PS está também em maioria na Assembleia Municipal, que volta a ser presidida por Amaral Veiga, com 13 deputados eleitos contra oito do PSD e um do CDS.

http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=936&id=56548&idSeccao=13632&Action=noticia


quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Em Trancoso ja foram 4.600 hectares queimados este ano.

18 DE OUTUBRO DE 2017 - 06:32 TSF

Números da Comissão Europeia revelam que últimos fogos queimaram mais de 200 mil hectares, o mesmo que quatro incêndios de Pedrógão. Fogos de outubro queimaram tanto como de janeiro a setembro.
Os fogos de outubro, sobretudo os que começaram no último fim de semana, queimaram mais de 200 mil hectares, o equivalente a quatro incêndios de Pedrógão Grande, quase o tamanho do distrito de Lisboa ou mais que o distrito do Porto.  A estimativa é do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais. As informações foram confirmadas à TSF por fonte oficial desta entidade da Comissão Europeia, reforçando os dados que estão na sua página da internet.
A esta altura o Sistema aponta para 506 mil hectares queimados em Portugal desde o início do ano o que, a confirmar-se com as análises no terreno, será o maior número de sempre.  Os números baseiam-se num satélite que passa duas vezes ao dia por cima do território português e são provisórios, sendo que serão reavaliados mais tarde no solo pelas equipas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).  Para se ter uma ideia do desvio habitual destes dados europeus, no final de setembro a Comissão Europeia contava 240 mil hectares de área ardida e os números finais do ICNF apontaram para 215 mil.  Várias fontes da área contactadas pela TSF sublinham que os dois métodos não apresentam, por norma, grandes divergências.  Nuvens esconderam dimensão da área queimada  Fonte deste Sistema Europeu que recebe e avalia as imagens de satélite acrescenta que a passagem por cima de Portugal, terça-feira às 14h30, revelou um cenário devastador até aí escondido pelas nuvens.  A Proteção Civil admite que os dados podem estar um pouco empolados pelo método usado (imagens de satélite e não visitas ao terreno), mas não fica surpreendida se os incêndios dos últimos dias tenham queimado 200 mil hectares, até porque normalmente os dois métodos dão resultados próximos.  Recorde-se que segundo os dados do ICNF os piores anos de sempre em área ardida em Portugal registaram-se em 2003 (425.839 hectares) e 2005 (339.089), sendo já certo que 2017 será pelo menos o segundo pior ano de sempre.  Os números estão longe de fechados, mas parece certo que 2017 acabará com pelo menos 400 mil hectares de área ardida.  O mapa do que ardeu nos últimos dias  Os dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais mostram a enorme mancha ardida na última semana. Só em duas zonas ardeu, em cada uma, o equivalente ao mesmo que no grande fogo que atingiu Pedrógão Grande e concelhos vizinhos a 17 de junho.   O que ardeu em Portugal nos últimos dias. EFFIS Na zona de Santa Comba Dão, Tondela, Mortágua, Penacova, Vila Nova de Poiares e Tábua a mancha ardida já ronda os 57 mil hectares.  Outra enorme mancha queimada, ainda maior, atinge Oliveira do Hospital e concelhos vizinhos: 58 mil hectares.  No terceiro lugar desta lista, mas que em qualquer altura já seria um grande incêndio, na Pampilhosa da Serra arderam 32 mil hectares. Seguem-se as chamas em Mira (20 mil hectares), Vieira de Leiria e Marinha Grande (15 mil), mas também incêndios mais pequenos (mas ainda assim grandes...) em Oliveira de Frades (12 mil), Gouveia (7.500), Castelo de Paiva (5 mil), Trancoso (4.600) ou Monção (3.700). 

https://www.tsf.pt/sociedade/interior/fogos-de-outubro-queimaram-tanto-como-de-janeiro-a-setembro-veja-o-mapa-8852588.html


17/18 Basquetebol na ACRT

Foram vários os factores, que levaram a terminar com as equipas de Basquetebol na ACRT, mas a porta nunca se fechou de vez. Neste momento, existem condições para se dar início a um novo projeto, com a formação de jovens atletas e jovens treinadores. Desde já, um agradecimento ao Daniel Branquinho (anterior treinador ACRT e atual treinador e coordenador técnico ) por ser tão convincente.
A todos os jovens interessados ... APAREÇAM.

https://www.facebook.com/231059757250446/photos/a.237083806648041.1073741828.231059757250446/492261781130241/?type=3


quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Acção de formação sobre a importância da dádiva de sangue

Acção de formação sobre a importância da dádiva de sangue
No âmbito do 10º aniversário da Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves, decorreu no 13 de outubro, uma sessão de esclarecimento relacionada com a importância da dádiva de sangue, no Convento de São Francisco/Teatro Municipal de Trancoso.
Alunos do Agrupamento de Escolas e da Escola Profissional de Trancoso contaram com a presença do Vice-presidente da Federação das Associações de Dadores de Sangue de Portugal, José Vieira, que de forma assertiva esclareceu a plateia relativamente às dúvidas relacionadas com as dádivas de sangue, sua promoção e benefícios.
http://www.cm-trancoso.pt/noticias/accao-formacao-importancia-da-dadiva-sangue/


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

feridos dois bombeiros da corporação de Vila Franca das Naves

15 out 2017 18:06 MadreMedia / Lusa
Seis bombeiros ficaram hoje ligeiramente feridos quando combatiam incêndios rurais em Pinhel, Celorico da Beira e Gouveia, no distrito da Guarda, disseram à agência Lusa fontes hospitalares e dos bombeiros.   No combate a um incêndio em Mangide, na área da freguesia de Alto do Palurdo, no concelho de Pinhel, ficaram feridos dois bombeiros da corporação de Vila Franca das Naves, Trancoso.  O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves, António Santos, disse à Lusa que um dos voluntários ficou intoxicado pelo fumo e outro registou queimaduras num dos membros inferiores.  PUBLICIDADE  inRead invented by Teads "Eles estão bem. Foram assistidos no SAP - Serviço de Apoio Permanente do Centro de Saúde de Pinhel e já tiveram alta hospitalar. Já estão em casa", adiantou.  No Centro de Saúde de Pinhel foram também assistidos dois bombeiros da corporação local, que sofreram "pequenas queimaduras e já tiveram alta", segundo fonte da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.  A mesma fonte disse à Lusa que no serviço de urgências do Hospital Sousa Martins, na Guarda, deram entrada esta tarde dois bombeiros "com pequenos ferimentos", resultantes do combate às chamas nos concelhos de Gouveia e de Celorico da Beira.  Pelas 17:30 os dois "soldados da paz" ainda se encontravam no serviço de urgências.

http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/incendios-seis-bombeiros-com-ferimentos-ligeiros-no-combate-a-incendios-na-guarda


quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Nos dias 3,4 e 5 de novembro realiza-se a V edição da Feira da Castanha e Paladares de Outono em Trancoso.

Feira da Castanha e Paladares de Outono - 2017
Nos dias 3,4 e 5 de novembro realiza-se a V edição da Feira da Castanha e Paladares de Outono em Trancoso.
O programa desta edição inclui workshops, jornadas técnicas, passeios, atividades de showcookings, concursos, espetáculos musicais, entre outros.
Uma vez mais o Município de Trancoso pretende com esta iniciativa preservar, valorizar e divulgar os produtos endógenos da terra, na festa em que a castanha é rainha.
Venha conhecer e degustar alguns dos produtos que podem ser confecionados tendo como base o sabor da castanha!

https://www.facebook.com/feiradacastanhatrancoso/photos/a.1656170711284701.1073741828.1653690051532767/2014558015445967/?type=3


terça-feira, 10 de outubro de 2017

"Sentimentos em Versos" de Luís Capela, 15 de outubro no Teatro Municipal de Trancoso.

Apresentação do livro: "Sentimentos em Versos" de Luís Capela no dia 15 de outubro pelas 15h30 no Convento de São Francisco - Teatro Municipal de Trancoso.

https://www.facebook.com/cmtrancoso.pt/photos/a.334643900049226.1073741828.334474030066213/789914917855453/?type=3


segunda-feira, 9 de outubro de 2017

13/10 terá lugar no Convento São Francisco – Teatro Municipal, em Trancoso, a instalação dos Orgãos da Autarquia.

José Amaral Veiga, Presidente da Assembleia Municipal cessante, TORNA PÚBLICO, nos termos do disposto do art. 43º da Lei nº 169/ 69, de 18 de Setembro, que, no dia 13 do corrente mês de Outubro, com início pelas 21H30m, terá lugar no Convento São Francisco – Teatro Municipal, em Trancoso, a instalação dos Orgãos da Autarquia.




quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Resultados das Eleições Autárquicas 2017 em Trancoso

Resultados das Eleições Autárquicas 2017 em Trancoso

http://www.marktest.com/wap/a/p/returnurl~_2fwap_2fa_2fp_2fconc_7e160700_2fid_7ed0_2easpx/conc~91300/id~d0.aspx


terça-feira, 3 de outubro de 2017

Oferta de emprego: 4 lugar para a CMTrancoso

Aviso n.º 11571/2017
Diário da República n.º 189/2017, Série II de 2017-09-29
  • Data de Publicação:2017-09-29
  • Tipo de Diploma:Aviso
  • Número:11571/2017
  • Emissor:Município de Trancoso
  • Páginas:21955 - 21959
  • Parte:H - Autarquias locais