Este blog NdT "Notícias de Trancoso" visa ser um sitio onde queremos reunir todas as notícias sobre o concelho de Trancoso (Portugal) e onde todos poderão saber mais sobre o que se passou ou vai passar no concelho e para isso contamos com todos os que nos queiram fazer chegar as notícias, os eventos, os cartazes, as fotos, etc... sobre o concelho de Trancoso (Portugal). Envie para noticiasdetrancoso@gmail.com, obrigado.
30-05-2017
NdT = Notícias de Trancoso
Concerto Ensemble Camerata Junho 30 - 21:30 - 23:30
Terá lugar no próximo dia 30 de junho, pelas 21h30, na Igreja de Santa Maria de Guimarães, o concerto com a orquestra de cordas “Ensemble Camerata”, pelo Conservatório da Guarda, sob a direção de Professora Olena Sokolovska. A Camerata Ensemble da Guarda é uma Orquestra de Cordas, que amplia ou reduz a sua formação base de acordo com o reportório e programação escolhidos. Este grupo é o primeiro projecto da associação Musika Musikos da Guarda, constituindo-se como um ponto de partida para fixar, atrair e motivar artistas nacionais e estrangeiros que queiram radicar-se nesta região do país, além de oferecer uma actividade cultural permanente, organizada e estável. Entrada gratuita!
Novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Trancoso foi inaugurado - Com o assinalar do 85º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Trancoso foi inaugurado o novo quartel desta corporação de bombeiros que fica situado junto à Estrada Nacional 226, uma das principais entradas da cidade de Trancoso. Esta infraestrutura foi aprovada pelo Programa Operacional de Valorização do Território, em 2012 e o investimento estimado foi de mais de 1 milhão de euros, sendo 85% comparticipado. Esta obra vem colmatar uma das grandes aspirações do município e da corporação, permitindo melhores instalações, maior possibilidade operacional e de formação. O terreno foi adquirido pela autarquia, que assegurou também 15% de financiamento da obra.
Fonte: BeiraAltaTV
A GNR da Guarda assinou hoje um protocolo de cooperação com várias autarquias do distrito com o objetivo de prestar um serviço de teleassistência a pessoas da região que vivem sós e isoladas. Segundo o Comando Territorial da Guarda, trata-se de “um projeto inovador” que permitirá “garantir respostas imediatas e efetivas, no âmbito da prevenção e promoção da qualidade de vida de pessoas vulneráveis, através da criação de respostas integradas, sobretudo nas componentes fundamentais da segurança, do socorro e da ação social”. O protocolo, que abrange 13 dos 14 municípios do distrito da Guarda, ficando apenas de fora o de Seia, foi hoje assinado pelos autarcas de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Guarda, Mêda, Pinhel, Sabugal, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa. Com as ações a realizar no âmbito da teleassistência, as entidades envolvidas vão tentar “combater os efeitos negativos das situações de isolamento e solidão, através da criação de respostas integradas e aproveitando as sinergias que cada parceiro poderá desenvolver, sobretudo nas componentes fundamentais da segurança, do socorro e da ação social”. O protocolo de colaboração foi assinado no dia da tomada de posse do coronel Cunha Rasteiro como novo comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda. Cunha Rasteiro disse que vai apostar na proximidade ao cidadão e na cooperação e articulação com vista à promoção de “mais e melhor segurança”. “Não obstante os índices de conflitualidade, criminalidade e de sinistralidade rodoviária, registados no distrito da Guarda, se encontrarem em valores relativamente baixos face à média nacional, e com tendência de redução, é minha particular preocupação dar continuidade a esta tendência de resultados”, disse no seu discurso. O novo comandante referiu ainda que a sua ação será norteada em quatro princípios: proximidade ao cidadão, cooperação e articulação, racionalização de recursos e modernização de procedimentos e proteção, acompanhamento e apoio dos ativos.
A GNR deteve um homem de 71 anos por suspeita de ter ateado um incêndio rural no concelho de Trancoso, distrito da Guarda, quando utilizava uma alfaia agrícola, foi este sábado anunciado. Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse à agência Lusa que o fogo, que eclodiu pelas 15h18 de sexta-feira, numa zona de pasto e de mato na área da União de Freguesias de Vale do Seixo e Vila Garcia, no concelho de Trancoso, teve origem "por negligência", quando o suspeito usava uma motorroçadora. O homem foi detido pela GNR e posteriormente libertado, mas notificado para, na segunda-feira, se apresentar no tribunal de Trancoso para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventual medida de coação. Este ano, a GNR já deteve quatro pessoas no distrito da Guarda por crime de incêndio florestal por negligência, indicou a mesma fonte. O incêndio de sexta-feira no concelho de Trancoso foi dominado pelos bombeiros pelas 19h37 e, segundo a GNR da Guarda, a área ardida e os prejuízos ainda não estão contabilizados. Estiveram envolvidos no combate às chamas 144 bombeiros com 37 viaturas e dois helicópteros, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda.
Lusa 16 Jun, 2017, 22:03
O incêndio rural que deflagrou hoje à tarde na zona de Póvoa do Concelho, Trancoso, no distrito da Guarda, foi já dominado pelos bombeiros, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda. Segundo a fonte, o fogo, que começou pelas 15:18, numa zona de mato na área da União de Freguesias de Vale do Seixo e Vila Garcia, no concelho de Trancoso, "foi dominado pelas 19:37". Às 20:25, a fonte do CDOS referiu à Lusa que estavam no local 144 bombeiros e 37 viaturas. No combate ao incêndio, que progrediu em duas frentes, também estiveram dois helicópteros.
Decorre até 12 de Dezembro o Aviso de Concurso no âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (investimentos até 100.000€) http://raiahistorica.org/desenvolvimento-local-de-base-comunitaria-dlbc-castelos-coa-2020/apoios-2014-2020/apoios-para-empresas/candidaturas-abertas-si2e-gal-castelos-do-coa/
Abertura de Candidaturas: SI2E GAL CASTELOS DO CÔA
ANÚNCIO DE ABERTURA DE PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS: GAL CASTELOS DO CÔA
A submissão de candidaturas é efetuada entre 1 de Junho e 12 de Dezembro de 2017
A tipologia de intervenção a apoiar respeita a investimentos em micro ou pequenas empresas cujo custo total elegível, apurado em sede de análise, seja inferior ou igual a 100 000 EUR.
São suscetíveis de apoio no âmbito deste Aviso de Concurso:
a) Criação de micro e pequenas empresas ou expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos;
b) Expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos.
A elegibilidade geográfica é determinada pelo local onde se realiza o projeto, correspondendo ao território de intervenção do GAL CASTELOS DO CÔA, a saber: os concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso.
O nível de apoio a conceder no âmbito do presente período de apresentação de candidaturas tem uma taxa base de 40%, com base no custo total elegível apurado em sede de análise.
À referida taxa base acrescem as seguintes majorações, até um máximo de 20 pontos percentuais (pp)::
a) Projetos de criação de micro e pequenas empresasa ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos: 10% pp;
b) Projetos enquadrados nas prioridades relevantes para os territórios abrangidos neste AAC, nos seguintes termos:
Projeto relacionado com um dos sectores de atividade seguintes: turismo, extração de inertes, apoio social: 5%
Projeto vocacionado para a internacionalização: modelos de negócios orientados para mercados internacionais: 5%
Candidatura com investimento que contribua para a melhoria ambiental e/ou eficiência energética: 5%;
Projeto inscrito em estratégia Provere aprovada: 5%;
Projeto inscrito em estratégia PEDU/PARU: 5%;
O acesso ao formulário é realizado através de registo na plataforma do Portugal2020 em:
O Aviso de Concurso ao SI2E do GAl Castelos do Côa e respetivos anexos nos links abaixo:
A exposição “O Brasil em Portugal – Santo António e outros” é o reflexo desse disseminar de reproduções do sagrado e do santo que estão um pouco espalhadas por todo o mundo, mas que aqui, através desta peculiar e relevante colecção privada, podemos interpretar sob o olhar da arte popular brasileira.
Esta exposição parte das vivências de um casal que em 1911 sai do Rio de Janeiro no Brasil e regressa a Portugal com um filho bebé, como atestam algumas peças neste espólio. O colecionador desta exposição, filho do bebé que veio para Portugal em 1911, do pai teve o Brasil sempre presente. As obras brasileiras de Santo António foram trazidas, a maioria, deste país e algumas de feiras de artesanato brasileiro, não havendo dúvidas da sua autenticidade.
Poderemos conhecer as cerca de 20 obras, com particular destaque aquelas que são dedicadas a Santo António, para serem vistas no Centro Cultural de Trancoso, de 17 de Junho a 14 Julho.
Da autoria de Fernando Rente, o livro "QUEM BEBE ÀGUA DO BENGO" irá ser apresentado dia 17 de junho, às 15h30, no Convento de São Francisco - Teatro Municipal.
Inês Godet: Uma centelha de esperança na luta contra o cancro
Por trás da sua aparência frágil esconde-se uma vontade de ferro. O sorriso que emana dos seus olhos grandes, castanhos, transmite a alegria do pioneiro que se deleita a abrir o caminho, mesmo que nem todas as circunstâncias lhe sejam favoráveis, como, no caso, os 7.000 Km que a separam de casa e do seu maior desvelo, a irmã Mariana.
Inês Godet, 25 anos acabadinhos de fazer, é si mesma uma força, o que se revela sobretudo quando fala do outro. “Admiro imenso todas as pessoas que dedicam parte das suas vidas a tentar fazer ou descobrir algo por pura curiosidade acerca deste mundo em que vivemos, ou com o objetivo de tornar a nossa existência melhor”. Em Baltimore, EUA, numa das mais prestigiadas universidades de Medicina do Mundo, a Johns Hopkins University, a própria dá todos os dias um passo nesse sentido. Apesar do programa de doutoramento ser da escola de Engenharia, a investigação é conduzida no laboratório da Dra. Daniele Gilkes, que está inserido no departamento de Oncologia da Escola de Medicina.
“Um dos meus principais projetos – explica – consiste na criação de um sistema que requer a manipulação de células derivadas de diferentes cancros da mama, que reporta quando uma célula sente um ambiente hipóxico (ausência de oxigénio dentro do tumor que promove a sua agressividade), através de uma mudança de cor. Esta mudança é irreversível, permitindo distinguir as duas populações de células e estudá-las separadamente”, explica. A fase seguinte (experiências em animais) permitirá determinar de que forma essas células tornam mais agressiva a progressão do cancro e aceleram a cascata de metástases.
O cancro foi sempre uma nuvem negra na cabeça de Inês Godet. “Desde cedo percebi que intervir ativamente na área da Medicina me realizaria não só a nível profissional, dada a importância e a progressão deste campo, mas também a nível pessoal, por de alguma forma poder contribuir para uma sociedade mais saudável e sustentável. Com tantas questões por responder, a área da oncologia despertou o meu interesse”, explica-me.
Este seu interesse facilitou-lhe a vida quando terminou os estudos na Escola Secundária de Trancoso, vila histórica no distrito da Guarda, onde cresceu e viveu até à universidade. “A única certeza que eu tinha no final do secundário era que queria ter uma profissão que me permitisse contribuir para solucionar um dos maiores fardos da humanidade.”
Apesar da oferta em Biologia básica ser vasta, um curso mais abrangente deixá-la-ia melhor preparada para enfrentar as diversas formas de abordar a investigação científica e a doença. Foi com esta motivação que chegou ao Instituto Superior Técnico, em cujo website leu uma breve discrição sobre Engenharia Biológica. Pareceu-lhe, de imediato, a escolha certa. Era! Em 2015 seguiu para a Johns Hopkins, agradecendo a Leonor Silva, colega de Engenharia Biológica, que a apresentou ao Dr. Denis Wirtz, que a orientaria na tese de mestrado. Regressou a Lisboa com 20 valores e um convite para fazer o doutoramento, ou PhD, como por lá se diz. O primeiro ano já passou. Sobram três.
Em Baltimore, a sua vida está recheada de estrangeiros, mas também há portugueses, pessoas super interessantes, que, nalguns casos, já se tornaram bons amigos. Além de todos os seminários e palestras a que assistefrequentemente nos campus, por vezes, Inês também apresenta os posters da sua investigação em simpósios. Vai espalhando a palavra e o interesse sobre o cancro da mama. O reconhecimento tem chegado sob diversas formas. No Técnico, por exemplo, foi recentemente agraciada com o Prémio Engenheira Maria de Lourdes Pintassilgo, ao lado de Maria Graça Carvalho, antiga ministra da Ciência, outra ilustre filha da casa.
As saudades de ouvir e ver o mar e o cheiro a maresia, as pessoas humildes, e, claro, Mariana, enchem-lhe o coração. Fazem-na sonhar com um futuro tão auspicioso como o presente… mas em casa!
Queres participar na Festa da História? - Arma-te em Cavaleiro e vem proteger o Burgo. O Município de Trancoso desafia todos os jovens com mais de 16 anos a serem cavaleiros e guardarem as Portas do Burgo nos dias 24 e 25 de junho, durante a Festa da História.
Como recompensa pelos serviços prestados, todos os "cavaleiros" terão entradas gratuitas nas Piscinas Municipais, Feira de São Bartolomeu e Cinema Municipal.
(Estão garantidas as refeições e os respetivos trajes para os dias da Festa da História a todos os voluntários. Para todas as informações necessárias e esclarecimentos adicionais, envia e-mail para geral@cm-trancoso.pt, ou liga para o telefone: 271 829 120).
Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias.
Em exibição no Cine – Auditório Jacinto Ramos em Trancoso de 16 a 19 de junho
Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias
Junho 16 - 21:30 - Junho 19 - 23:30
Género: Comédia, ação Aventura;
Duração: 129 m
Classificação: M/12
Em Exibição:
Em exibição no Cine – Auditório Jacinto Ramos em Trancoso de 16 a 19 de junho, com o seguinte horário de funcionamento: Sexta, sábado e segunda às 21h30, domingo às 16h00.
Sinopse: Johnny Depp regressa ao grande ecrã na pele de uma das suas personagens mais carismáticas: Jack Sparrow, o mais excêntrico e sedutor pirata da história da pirataria. Desta vez, o inimigo a enfrentar é o impiedoso Armando Salazar, um capitão da marinha espanhola que lidera um exército de marinheiros fantasmas disposto a exterminar todos os piratas à face da Terra. Ameaçado de morte, a única esperança de salvação de Sparrow consiste em encontrar o Tridente do deus Poseidon, que dá a quem o possui o total domínio dos sete mares…
Produzido pela Walt Disney Pictures e pela Jerry Bruckheimer Films e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures, esta é a quinta aventura da saga “Piratas das Caraíbas”, desta vez com realização de Joachim Rønning e Espen Sandberg (a dupla responsável por “Bandidas”, “Max Manus” ou “Kon Tiki – A Viagem Impossível”). Para além de Depp como protagonista, o filme conta novamente com a participação de Geoffrey Rush, Orlando Bloom e Keira Knightley. A juntar-se ao elenco estão Brenton Thwaites, Carina Smyth e Javier Bardem no papel do vilão Salazar.
Tem início a 13 de julho a 1ª formação de costura, organizada pela União das Freguesias de Trancoso e Souto Maior, em Parceria com a Cearte. Informe-se na junta de Freguesia.
A Agricultura e Mar Actual vem relembrar que a entidade gestora do PDR 2020 prorrogou o prazo da apresentação das candidaturas para investimentos na exploração agrícola, por jovens agricultores, para o dia 10 de Julho de 2017, até às 17 horas. A Operação 3.2.1-Investimento na Exploração Agrícola tem como objectivo apoiar a realização de investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar o desempenho e a viabilidade da exploração, aumentar a produção, criar valor, melhorar a qualidade dos produtos, introduzir métodos e produtos inovadores e garantir a sustentabilidade ambiental da exploração. Este apoio visa a utilização eficiente do recurso água, incluindo a adopção de tecnologias de produção; a gestão do recurso água, incluindo investimento em melhoramento de infraestruturas de rega tendo em vista as suas condições de segurança; a protecção e utilização eficiente do recurso energia, incluindo a adopção de tecnologias de produção; a melhoria de fertilidade e da estrutura do solo; a redução da volatilidade dos preços dos factores/produtos agrícolas; e a produção e/ou utilização de energias renováveis, com excepção da bioenergia a partir de cereais e outras culturas ricas em amido, açucares e oleaginosas, desde que pelo menos 70% produção de energia seja para consumo da exploração. Apoio máximo de 5 M€ O investimento máximo elegível, por beneficiário, para este apoio é de 5 milhões de euros, sendo o apoio atribuído sobre a forma de: subsídio não reembolsável para investimentos elegíveis até 700 mil €; e subsídio reembolsável na parte do investimento que excede os 700 mil €. Podem ser beneficiários desta acção as pessoas individuais ou colectivas que exerçam a actividade agrícola.
Para quem quiser participar nas Férias de Verão 2017, informa-se que estão abertas as inscrições para os Monitores Juniores de 12 a 14 de junho de 2017 nas Piscinas Municipais de Trancoso e Vila Franca das Naves. https://www.facebook.com/cmtrancoso.pt/photos/a.334643900049226.1073741828.334474030066213/744151862431759/?type=3&permPage=1
Férias de Verão 2017 - Trancoso | Vila Franca das Naves
Os alunos do 1º e 2º Ciclo vão voltar a ter oportunidade de ocuparem as Férias de Verão de forma divertida.
O Município de Trancoso preparou para o final do ano letivo um conjunto de experiências criativas, recreativas e educativas. ...
De 26 de junho a 4 de agosto, o programa inclui visitas guiadas, piscinas, desporto, jogos tradicionais, ateliers de teatro, artes plásticas, culinária, costura, bem como workshops relacionados com nutrição, entomologia, formação pessoal e social e ciências experimentais.
Inscrições: 12, 13 e 14 de junho no seguinte horários: Piscinas Municipais de Trancoso 09h00-12h30 e 14h00-20h30 Piscinas Municipais de Vila Franca das Naves 09h00-12h30 e 14h00 - 21h00
Mais informações: Câmara Municipal de Trancoso - 271 829 120
Vila Franca das Naves recebeu faixas de campeão da IIª Divisão
A ACR Vila Franca das Naves, campeão da IIª Divisão Distrital da AF Guarda, recebeu no domingo as respetivas faixas e troféu correspondente ao título. A entrega dos galardões decorreu durante um jogo amigável com o vizinho Grupo Desportivo de Trancoso no Estádio do Picoto, na vila do concelho de Trancoso. A jornada foi de festa para os recém-promovidos ao escalão principal do futebol distrital, que na última época apenas sofreram duas derrotas e marcaram 50 golos em 16 jogos do campeonato.
ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO para a Reparação e Beneficiação da E.M. 581 - (Carnicães - Limite do Concelho (Baraçal)) e Reparação e Beneficiação da E.M. 581 - 2 - (Carnicães - Vilares)
Anúncio de procedimento n.º 4605/2017
Data de Publicação:2017-06-01
Data de Disponibilização:2017-06-01
Emissor:Município de Trancoso
Parte:L - Contratos públicos
Número:4605/2017
SUMÁRIOReparação e Beneficiação da E.M. 581 - (Carnicães - Limite do Concelho (Baraçal)) e Reparação e Beneficiação da E.M. 581 - 2 - (Carnicães - Vilares)
TEXTO
MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO
1 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE
NIF e designação da entidade adjudicante:
501143726 - Município de Trancoso
Endereço: Praça do Município
Código postal: 6420 107
Localidade: Trancoso
Telefone: 00351 271829120
Fax: 00351 271812189
Endereço Eletrónico: geral@cm-trancoso.pt
2 - OBJETO DO CONTRATO
Designação do contrato: Reparação e Beneficiação da E.M. 581 - (Carnicães - Limite do Concelho (Baraçal)) e Reparação e Beneficiação da E.M. 581 - 2 - (Carnicães - Vilares)
Tipo de Contrato: Empreitada de Obras Públicas
Valor do preço base do procedimento 177354.60 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário principal: 45233142
Valor: 177354.60 EUR
3 - INDICAÇÕES ADICIONAIS
O concurso destina-se à celebração de um acordo quadro: Não
O concurso destina-se à instituição de um sistema de aquisição dinâmico: Não
É utilizado um leilão eletrónico: Não
É adotada uma fase de negociação: Não
4 - ADMISSIBILIDADE DA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VARIANTES: Não
6 - LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO
Trancoso
País: PORTUGAL
Distrito: Guarda
Concelho: Trancoso
Código NUTS: PT168
7 - PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO
Empreitadas de obras públicas
Prazo contratual de 90 dias contados nos termos do disposto no nº 1 do artigo 362º do CCP
9 - ACESSO ÀS PEÇAS DO CONCURSO E APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
9.1 - Consulta das peças do concurso
Designação do serviço da entidade adjudicante onde se encontram disponíveis as peças do concurso para consulta dos interessados: Município de Trancoso
Endereço desse serviço: Praça do Município
Código postal: 6420 107
Localidade: Trancoso
Telefone: 00351 271829120
Fax: 00351 271812189
Endereço Eletrónico: geral@cm-trancoso.pt
9.2 - Meio eletrónico de fornecimento das peças do concurso e de apresentação das propostas
Plataforma eletrónica utilizada pela entidade adjudicante
AnoGov (http://www.anogov.com/)
10 - PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS OU DAS VERSÕES INICIAIS DAS PROPOSTAS SEMPRE QUE SE TRATE DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DINÂMICO
Até às 23 : 59 do 30 º dia a contar da data de envio do presente anúncio
11 - PRAZO DURANTE O QUAL OS CONCORRENTES SÃO OBRIGADOS A MANTER AS RESPETIVAS PROPOSTAS
66 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas
12 - CRITÉRIO DE ADJUDICAÇÃO
Proposta economicamente mais vantajosa
Fatores e eventuais subfatores acompanhados dos respetivos coeficientes de ponderação: De acordo com o preceituado no artigo 14.º do Programa de procedimento.
13 - DISPENSA DE PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO: Não
14 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DO ÓRGÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO
Designação: Município de Trancoso
Endereço: Praça do Município
Código postal: 6420 107
Localidade: Trancoso
Telefone: 00351 271829120
Fax: 00351 271812189
Endereço Eletrónico: geral@cm-trancoso.pt
15 - DATA DE ENVIO DO ANÚNCIO PARA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA
2017/06/01
16 - O PROCEDIMENTO A QUE ESTE ANÚNCIO DIZ RESPEITO TAMBÉM É PUBLICITADO NO JORNAL OFICIAL DA UNIÃO EUROPEIA: Não