sexta-feira, 22 de março de 2019

Basquetebol de volta à ACRTrancoso

O Basquetebol está de volta à ACRTancoso.
Após alguns anos de interregno em que a modalidade cessou a sua atividade no concelho de Trancoso o basquetebol está de volta à Associação Cultural e Recreativa de Trancoso (ACRT).
Inicialmente nos escalões Sub 16 e Sub 18 Masculinos e com intenção de implementar a modalidade nos escalões de minibasquete (6 aos 12 anos) a ACRT irá desenvolver a atividade às quartas, quintas e sextas no pavilhão da Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Trancoso pela mão de José Clemente.
A ACRT é um clube histórico do distrito da Guarda que ao longo de vários anos desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da modalidade a nível distrital. Esta associação formou um número elevadíssimo de atletas, treinadores e dirigentes que contribuíram que a modalidade tivesse um incremento tanto no número de atletas como na qualidade da prática.
Agradecemos desde já o contributo de todos os agentes envolvidos para que o basquetebol volte a ser praticado de forma regular em Trancoso. Saímos todos a ganhar.
Força ACRT.
Força Trancoso.
 https://www.abguarda.pt/basquetebol-de-volta-a-acrtrancoso/

quinta-feira, 14 de março de 2019

As sardinhas doces no jornal publico

13 de Março de 2019
Segundo testemunhos vivos, como o da dona Maria Rosa Andrade, a receita da sardinha doce de Trancoso tem origem num convento de Santa Clara que ali havia. É muito provável, embora seja difícil saber exactamente como a receita nos terá chegado.  Há também o facto de ser um doce com chocolate, o que é curioso, pois na doçaria conventual o chocolate é praticamente inexistente. Terá sido um acrescento tardio? 
Desde 2010, a Confraria das Sardinhas Doces de Trancoso protege e divulga este belo docinho. Trata-se de uma massa tenra que envolve ovos moles, feitos com gemas, açúcar e amêndoa. Vai a fritar e depois mergulha-se cada sardinha em chocolate a ferver. O resultado pode não parecer uma sardinha, talvez mais uma trouxa.    Com efeito, o nome deste doce conventual suscita-nos outra questão. Porquê sardinhas, para mais em Trancoso, que fica bem no interior do país? Uma coisa é certa: são doces e muito, muito saborosas.
A Doçaria Portuguesa Cristina Castro criou o projecto No Ponto para registar e dar a conhecer os doces do país. Tem vindo a publicar a colecção A Doçaria Portuguesa, “os mais completos livros sobre a história e actualidade dos doces de Portugal”. A investigação para este trabalho levou a autora a viajar por todos os concelhos em busca de especialidades doceiras. A partir da oportunidade de ver como se faz, de falar com quem produz, de conhecer vidas, histórias e tradições associadas à doçaria, surgiram os vídeos que desvendam um pouco de cada doce. Regularmente, a Fugas revela um vídeo novo sobre um doce diferente.


quinta-feira, 7 de março de 2019

Cinema ambiental exibido na Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

A Câmara Municipal de Seia e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) estão a desenvolver um projeto que permite levar o cinema ambiental a 15 concelhos daquela região, foi hoje anunciado.    A iniciativa insere-se na estratégia do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, organizado pelo município de Seia, no distrito da Guarda, e conta com o apoio de autarquias, escolas e outras entidades locais.  A direção do festival considera a iniciativa “muito relevante”, uma vez que “permite fazer educação ambiental através do cinema, uma ação tão necessária e urgente nos dias de hoje, de modo a provocar mudança de comportamentos para a melhoria do ambiente e da sustentabilidade”.     A organização refere, numa nota hoje enviada à agência Lusa, que a ação de promoção do cinema ambiental nos 15 municípios que integram a CIM-BSE também “reforça a importância do cinema como área artística privilegiada para a promoção dos valores ambientais”.  A CIM-BSE é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).  Segundo a mesma fonte, “nesta altura, a grande maioria dos concelhos já aderiu ao desafio, destacando-se [os municípios de] Sabugal, Guarda, Gouveia, Fornos de Algodres, Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão e Covilhã, estando outros concelhos a programar as suas sessões, sobretudo para escolas, onde se inclui a Universidade da Beira Interior (UBI) e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG)”.  “Embora se realizem sessões para o público em geral, a maioria das sessões são para escolas, pretendendo a organização abranger um universo acima de cinco mil espetadores”, é referido.  O CineEco, que em outubro cumpre a sua 25.ª edição, tem vindo também a realizar extensões por todo o país, destacando-se iniciativas em Lisboa, Almada, Porto, Açores (São Miguel, Faial, Terceira e São Jorge), Guarda, Viseu, Coimbra, Amarante, Vila Real e Vila Nova de Gaia, entre outras localidades.  O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, realizado anualmente em Seia, tem a decorrer, até ao dia 15 de maio, o período de inscrições para a edição deste ano.  O CineEco é o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental e realiza-se, de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa da Câmara Municipal de Seia.  O festival decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e “já ganhou grande prestígio internacional, concorrendo habitualmente mais de 600 documentários, oriundos de mais de 30 países”, segundo a organização.

https://www.noticiasdecoimbra.pt/cinema-ambiental-exibido-na-comunidade-intermunicipal-das-beiras-e-serra-da-estrela/


quarta-feira, 6 de março de 2019

GNR detém homem de 51 anos em Trancoso

Trancoso, Guarda, 04 mar (Lusa) - O Comando Territorial da GNR da Guarda deteve um homem com 51 anos por crime de violência doméstica, em Trancoso, elevando para 14 o número total de detidos este ano naquele distrito, anunciou hoje aquela força policial.
A GNR adianta em comunicado que, após uma denúncia de violência doméstica, militares do Posto Territorial de Trancoso, no distrito da Guarda, deslocaram-se ao local e verificaram que o suspeito "estava bastante alterado".
O homem, "enquanto empunhava uma faca e um martelo picador de carne, ameaçava todas as pessoas que estavam presentes no local".
"Temendo pela integridade física da vítima, a cônjuge de 46 anos", os militares da GNR detiveram o homem e, além dos objetos que empunhava, apreenderam-lhe seis armas de fogo.
O detido possui antecedentes criminais por violência doméstica para com a filha menor, indicou a GNR.
O homem está hoje a ser presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Trancoso para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.
Fonte da GNR disse à agência Lusa que este ano, no distrito da Guarda, aquela força de segurança deteve um total de 14 suspeitos por violência doméstica, sendo 11 homens e duas mulheres.
As detenções ocorreram nos concelhos de Seia (três casos), Trancoso (três), Sabugal (dois), Figueira de Castelo Rodrigo (dois) e Vila Nova de Foz Côa (um), Gouveia (um), Guarda (um) e Aguiar da Beira (um).
Aos detidos foram aplicadas medidas de coação diversas como termo de identidade e residência, prisão preventiva e prisão domiciliária com afastamento das vítimas por meios eletrónicos.
ASR // MCL
Lusa/Fim

http://portocanal.sapo.pt/noticia/17941


segunda-feira, 4 de março de 2019

VIDEO do Desfile de Carnaval das escolas de Trancoso - 2019

Em colaboração com o Agrupamento de Escolas, Escola Profissional e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, o Município de Trancoso voltou a organizar uma vez mais o Desfile de Carnaval das Escolas.
O cortejo decorreu na manhã do dia 1 de março, pelas 9h30, com a concentração dos participantes junto às Piscinas Municipais e Convento de São Francisco - Teatro Municipal.
Assista ao vídeo e (re)veja os melhores momentos do corso carnavalesco, que percorreu as principais ruas da cidade de Bandarra.