segunda-feira, 27 de agosto de 2018

VIDEO do Troféu Urban Cup 2018 em Trancoso

Troféu Urban Cup 2018 em Trancoso - Aprontam-se as motorizadas, afinam-se os motores e prepara-se a resistência para as quatro horas “mais loucas do planeta”. O circuito é na cidade de Trancoso que recebeu neste domingo mais uma edição do Troféu Urban Cup, que ficou marcado pelo intenso calor que se fez sentir, mas que não afastou o muito público que assistiu às corridas de velocidade nas ruas da cidade de Bandarra, numa organização dos Motards Del Rey.

Clique na imagem para ver o VIDEO da Beira Alta TV.




sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Célia Alves (de Vila Franca das Naves, Trancoso) expõe na Figueira da Foz

A Sala Zé Penicheiro recebe a Exposição de Pintura de Célia Alves (Centro de Artes e Espectáculos) entre 22 de Agosto a 23 de Setembro.
Célia Alves nasceu em Vila Franca das Naves, Trancoso. Licenciou-se em Geografia na Universidade de Coimbra. Dedicou, como geógrafa, muitas horas a observar e fotografar as figuras que moldam a terra, a conhecer os processos da sua laboração, a registar os seus saberes e a identificar as condições em que se vai processando o seu envelhecimento. Assim, nasceu a necessidade de as vivenciar, tentando captar-lhe as posturas, as formas, os movimentos e as emoções.  Iniciou a sua actividade na área da pintura em 2001, integrada num Clube de Artes, que frequentou até 2004.  
Na opinião do crítico de arte Ângelo Vaz é "conhecedora profunda das expressões, dos gestos e das posturas de quem vive o dia-a-dia a laborar na terra pela sua sobrevivência. (…) Célia Alves caracteriza muito bem as expressões e a postura dos modelos, as suas cores semiplanas e sem grandes pormenores são o testemunho de um amadurecimento da artista, pintura serena e poética de um testemunho histórico para os vindouros."
A entrada é gratuita.

http://www.fozaominuto.com/2018/08/sala-ze-penicheiro-recebe-exposicao-de.html


quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Feira de São Bartolomeu foi «uma das melhores dos últimos anos»

Balanço é de Amílcar Salvador, presidente da Câmara de Trancoso, que diz ter havido «mais visitantes» ao certame e ao centro histórico.
Leia toda a noticia no jornal O INTERIOR na Edição de 23-08-2018.


quarta-feira, 22 de agosto de 2018

CDS vem de comboio à Vila Franca das Naves

20/08/2018 21:46 Jornal I
O CDS volta esta terça-feira a percorrer o país de comboio para denunciar os problemas de desinvestimento na ferrovia, uma das bandeiras dos centristas para a pré-campanha eleitoral.  A líder centrista e o deputado Telmo Correia partem das Caldas da Rainha para Coimbra. A Norte, Nuno Melo, o eurodeputado e cabeça de lista às europeias,  fará o percurso de Viana do Castelo até ao Porto. Mas estão previstos mais cinco partidas: Entrocamento, Espinho, Faro, Évora e Vila Franca das Naves.
O objetivo é demonstrar “o investimento público mais baixo  de sempre na ferrovia em Portugal”, além de desperdício de fundos.
A falta de composições que já levou a supressão de carreiras ou atrasos no cumprimento de horários tem sido uma dor de cabeça para quem usa os serviços, mas o governo socialista  atribuiu responsabilidades ao desinvestimento na anterior legislatura. “ Basta ver em termos de recursos humanos, entre 2010 e 2015 os recursos humanos foram reduzidos em cerca de um terço. De 1.487 trabalhadores em 2010, em 2015 tínhamos 949 ao serviço”, declarou aos jornalistas, o secretário de Estado das secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins,citado pela Lusa.
O concurso para a aquisição de novas composições devem arrancar nos próximos meses, mas o governo ainda não deu datas. Os novos comboios só chegarão dentro de dois a três anos. Até lá, a  CP terá de gastar cerca de 3,5 milhões de euros no aluguer de mais composições aos espanhóis da RENFE, sendo que atualmente, são dispendidos cerca de sete milhões de euros anuais pelo aluguer de vinte composições à RENFE. Ou seja, o Estado gasta 350 mil euros por ano em cada composição alugada aos espanhóis, os únicos com comboios a diesel, porque falta eletrificar parte das infraestruturas dos caminhos de ferro.

VIDEO da Feira de São Bartolomeu 2018

Feira de São Bartolomeu em Trancoso - Agosto é a data marcada para tantas festas populares portuguesas em todas as vilas e aldeias. Na cidade de Trancoso não é exceção. O país inteiro, de norte a sul, multiplica-se em festas populares, bailaricos, feiras francas e outras desculpas para a folia. Da mais pequena aldeia, à capital de distrito, enfeitam-se as ruas, contratam-se artistas musicais e sente-se o cheiro das tão típicas farturas ou churros.
Trancoso esteve em festa durante 10 dias com a Feira de São Bartolomeu, que já é realizada desde 1273.
Clique na imagem para ver o video da beira alta tv.





sexta-feira, 17 de agosto de 2018

35 mil pessoas no fim-de-semana da Feira de São Bartolomeu

Até domingo, Trancoso é palco de mais uma edição da secular feira de São Bartolomeu. No primeiro im-de-semana passaram pelo recinto cerca de 35 mil pessoas, mais duas mil em relação ao mesmo período do ano passado, segundo in- formação disponibilizada pelo presidente da Câmara, cuja expectativa é ultrapassar os 100 mil visitantes nos dez dias do certame.
...

Leia mais em http://www.ointerior.pt/


terça-feira, 14 de agosto de 2018

26/8 Urban Cup


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2026603807669841&set=a.1433011527029075.1073741828.100009607251817&type=3&permPage=1&ifg=1 

sábado, 11 de agosto de 2018

10/8 Foi Inaugurada mais uma edição da feira de São Bartolomeu em Trancoso.

O evento contou com a presença do Sr. Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng. Miguel João de Freitas, que acompanhou a comitiva pelos diversos espaços da feira, numa visão próxima da realidade dos diferentes sectores de actividade económica da região.


https://www.cm-trancoso.pt/outras-categorias/inauguracao-da-feira-de-sao-bartolomeu-2018/


sexta-feira, 3 de agosto de 2018

“Canarinhos” já estão operacionais em Trancoso

O calor chegou em força e com ele também a brigada da Força Especial de Bombeiros (FEB) destacada para Trancoso, que está operacional desde ontem. Trata-se de um dos grupos preposicionados que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) sediou em vários pontos do país, como é o caso em Guimarães e Proença-a-Nova, para reforçar o combate aos incêndios na região – e não só – durante o período mais crítico, a par das corporações dos bombeiros e do GIPS da GNR. A sua instalação no antigo quartel dos voluntários da “cidade de Bandarra” concretizou-se agora e não em julho devido à falta de viaturas BAP e de equipamentos. «Até ao fim de semana vai ser transformada num grupo mais numeroso, com 30 a 35 elementos, e terá o apoio de uma máquina de rasto», adianta António Fonseca. Segundo o comandante distrital de operações e socorros, estes operacionais estão à ordem do comando nacional e poderão ser deslocados para «qualquer ponto do país».  Já a escolha de Trancoso teve critérios de «operacionalidade», uma vez que a brigada pode facilmente ser deslocada no território, e de «logística», graças à disponibilização das instalações pela associação humanitária local, adiantou António Fonseca. O edifício, devoluto desde a mudança da corporação para o novo quartel, foi alvo de obras para receber a FEB, tendo o município apoiado os trabalhos com dez mil euros. «Outra mais-valia é que temos muito próximo a Escola Profissional com uma excelente cantina que poderá permitir as refeições desses operacionais», acrescenta Amílcar Salvador, presidente da autarquia. A missão destes bombeiros de elite é responder, «com elevado grau de prontidão, às solicitações de emergência de proteção e socorro, a ações de prevenção e combate em cenários de incêndios, acidentes graves e catástrofes».  Os “canarinhos”, assim chamados devido à farda amarela, foram recrutados nos corpos de bombeiros mistos e voluntários e são conhecidos por apagarem incêndios sem água, atuando como sapadores em locais mais isolados, aos quais chegam a pé ou de helicóptero.

http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=977&id=59174&idSeccao=14421&Action=notici